Release

O Gigantesco Imã
O longa-metragem "O Gigantesco Imã" é um passeio pelo universo da obra, pensamento e vida de Evangelista Ignácio de Oliveira, nascido em 1929, em Serra Talhada, Pernambuco.  Evangelista é um cientista-inventor informal que reaproveita elementos do cotidiano e simplifica as estruturas de funcionamento das máquinas, atribuindo-lhes novas funções.

Embora não tenha frequentado escola, “Vanja”, como é conhecido popularmente, adquiriu conhecimentos por iniciativa própria. Criou (e ainda cria) uma série de experimentos e invenções, além de elaborar teorias astrofísicas inéditas, contrárias às afirmações da ciência vigente.  O filme é ambientado em Serra Talhada, cidade natal do protagonista, e em Petrolina, cidade na qual reside. A equipe acompanhou o processo criativo de Evangelista e de seus companheiros de invenção, que o auxiliam no desenvolvimento de objetos personalizados e com design próprio.  Um misto de artes plásticas com experimentação científica. São rádios e armas acionados via comando de celulares, transmissores de áudio em forma de bonecas metálicas, câmera filmadora 35mm, projetor de cinema 35mm, asa delta artesanal, experiências diversas com imãs, bobinas e outros mais.

O filme observa o dia-a-dia do cientista, seu modo de ver o mundo, sua experiência de inventor e suas lembranças. As atitudes de Evangelista influenciaram no surgimento de outros inventores ao seu redor, personagens do documentário, que auxiliaram nas  áreas de aviação, serralheria, eletrônica, mecânica e ciências. "O Gigantesco Imã" também foca sobre a liberdade de criação, a inspiração, a motivação desses inventores populares e levanta a questão sobre as leis nacionais que regem os registros de patentes no Brasil.

“O Gigantesco Imã” é um desdobramento do curta-metragem “O Som da Luz do Trovão”, segundo filme da dupla de diretores e roteiristas Petrônio Lorena e Tiago Scorza, realizado em 2005. O primeiro filme chama-se “Santa Helena em Os Phantasmas da Botija”, 2004, 35mm.

“O Som da Luz do Trovão” é uma primeira abordagem acerca das obras e do pensamento de Evangelista. A performance do personagem no curta cativou diversas plateias e garantiu trajetória positiva para o filme. O curta foi exibido em 11 cidades europeias pelo festival Brasil Plural e ganhou de diversos prêmios em festivais de destaque no cenário nacional como o Cine-PE, o Festival de Brasília e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. O documentário foi exibido em canais de TV (Canal Brasil, TV Cultura e TvBrasil) e ganhou o prêmio de público no site Porta-curtas, na Internet. A partir desse êxito, reportagens de TV e jornal foram feitas sobre o inventor, incluindo uma matéria no Jornal da Globo e uma entrevista no programa de Jô Soares em novembro de 2007, ambas exaltando o feito pioneiro da construção de uma asa delta desenvolvida por Evangelista entre o período de 1975 e 1977.

Notadamente, o curta foi insuficiente para mostrar todas as obras e ideias do cientista e, em 2007, tem início o projeto do longa-metragem “O Gigantesco Imã”. O filme reúne imagens em diversos suportes, 35mm, 16mm, Super-8, HD, minidv, registradas durante 10 anos de convívio entre o protagonista e os realizadores, incluindo algumas imagens históricas em Vhs realizadas em 1989, do alto de um ultraleve que foi construído por Enoque Carvalho, discípulo de Evangelista.

“O Gigantesco Imã” é uma produção da Mont Serrat Filmes, Nosotros y Los Demás e Aiuru Filmes. As etapas de pré-produção e produção foram custeadas com recursos dos realizadores, recebendo apoio estrutural através da Prefeitura Municipal de Serra Talhada e do Clube de Dirigentes Lojistas. A finalização contou com o incentivo do IV edital de fomento ao audiovisual do estado de Pernambuco - Funcultura 2010-2011, através da FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) e Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e apoio da JODIBE - Grupo empresarial João Duque, através da lei do Audiovisual.

Equipe

Direção: Petrônio Lorena, Tiago Scorza
Roteiro e Fotografia: Marcos Carvalho, Petrônio Lorena e Tiago Scorza
Fotografia adicional: Evangelista Ignácio de Oliveira, Lourival, Cuquinha
Animação: Daniela Brilhante e Lourival Cuquinha
Montagem: Esdras Montgomery
Montagem Adicional: Rodrigo Savastano
Som direto: Phelipe Joannes (Cabeça) e Esdras Montgomery
Produção executiva: Marcos Carvalho
Produção: Álvaro Severo e Ricardo Brandão
Edição de som, Mixagem e Sonoplastia: Guga S. Rocha
Trilha Musical: Petrônio e as Criaturas
Identidade Visual: Glaustemberg Carvalho, Alice Gouveia
Assessoria Jurídica: Afonso Advogados & Associados
Charles Lima

Realização
Mont Serrat Filmes, Nosotros y Los Demás e Aiuru Filmes

Imantando
Evangelista Ignácio de Oliveira

Com
Alisson Cavalcante, Antonio Cavalcante, Chofreu, Dierson Ribeiro, Elisiário Nunes (Elisinho), Enoque Carvalho, Genaro, Ivaldo Carvalho, Jamerson, José Freire (Dedé de Jandira), Laércio Ribeiro, Lameu, Nildo de Souza, Oliveira Burrego Lima, Richard Mcgill,  Romário Cavalcante e Rui Grudi.

Filmado em 35mm/16mm/Super 8/Mini-dv/HD

Filmografia e Currículo Resumido dos Realizadores

Petrônio Lorena

“O Gigantesco Imã” - 2014 - HD - documentário/72’
“Calma Monga, Calma!” - 2011 - 35mm
“Faço de mim o que quero” - 2009 - 35mm
“O Som da Luz do Trovão”  - 2005 - 35mm - documentário/20’
“Santa Helena em os Phantasmas da Botija” - 2004 - 35mm - documentário/18’
“Alpercata de Rabicho” -1998 - Betacam - documentário/23’  

Formado em Comunicação Social(Radialismo) pela UFPE, atua como diretor, roteirista, faz trilhas sonoras, lidera o projeto musical "Petrônio e as Criaturas" e chega ao primeiro longa-metragem com “O Gigantesco imã”.   Além do reconhecimento em festivais, televisão e internet com os filmes que dirigiu “O Som da Luz do Trovão”, “Alpercata de Rabicho”, destaque também para os filmes “Faço de mim o que quero” que, além de conquistar diversos festivais nacionais, foi exibido na Semana da Crítica, no Festival de Cannes em 2011; e "Calma Monga Calma!", premiado no Cine PE e na 22 Mostra Internacional de Curtas de São Paulo.

Tiago Scorza

“O Gigantesco Imã” - 2014 - HD - documentário/72’
“Com os pés na cabeça” - 2012 - 35mm - ficção/15’
“O Som da Luz do Trovão” - 2005 - 35mm - documentário/20’
“Santa Helena em Os Phantasmas da Botija” - 2004 - 35mm - documentário/18’
“Sobre viver” - 2002 - 16mm - ficção/12’
“Saara” (co-direção) - 1998 - Betacam - documentário/28’

Formado em Cinema pela UFF (Universidade Federal Fluminense), trabalha como diretor e diretor de fotografia. Depois de dirigir 5 curtas-metragens, exibidos e premiados em festivais e mostras nacionais e internacionais, principalmente “O Som da Luz do Trovão” (2005) e “Com os pés na cabeça” (2012), está lançando seu primeiro longa-metragem como diretor. Como diretor de fotografia realizou, com destaque, os longas documentários "L.A.P.A." (2008), "Memória para Uso Diário" (2009) e "Luto Como Mãe”(2010), exibidos em circuito comercial e o curta “Hooji” vencedor de 6 prêmios de fotografia em festivais de cinema e indicado ao Prêmio da ABC (Associação Brasileira de Cinematografia) em 2013 na categoria curta ficção.

Mont Serrat Filmes

“O Gigantesco Imã” - 2014 - HD - documentário/72’
“Manchik” - 2014 - 35mm - ficção/18’
“Bicho de 7 Letras” - 2014 - HD - ficção/15’
“Paraiso Selvagem” - 2014 - 35mm - ficção/18’
“Entre, Lua, a Casa é Sua!” - 2013 - HD - ficção/13’
“Verde Vento” - 2013 - HD - ficção/13’
“A Promessa” - 2013 - HD - ficção/15’
“Na Quadrada das Águas Perdidas” - 2011 - 35mm - ficção/74’
“O Nascimento do Poeta” -  2011 - HD - ficção/12’
“Boi Ventania” - 2011 - H D - ficção/13’
“Fulô de Açucena” - 2011 - HD - ficção/09’
“No Caminho do Claranã” - 2011 - HD - ficção/12’
  
Fundada em 2004, é a realizadora do Projeto Cinema no Interior atuante em todas as regiões do Brasil e em quase todos os Estados do Nordeste brasileiro. Em 2013 atuou na Venezuela e na Guiana Inglesa iniciando a Expedição América do Cinema no Interior. Em 2011 produziu e lançou o longa “Na Quadrada das Águas Perdidas”, premiado no IV Festival de Cinema de Triunfo (Melhor Filme, Fotografia e Trilha Sonora), dentre outras conquistas em festivais de cinema no Brasil e no exterior, a obra totalizou 16 prêmios. Lançado em 2013 no circuito comercial de cinema “Na Quadrada das Águas Perdidas” tornou-se um dos filmes nacionais de maior bilheteria no Vale do rio São Francisco. Com os curtas obteve alguns prêmios com destaque para obras como: “Entre, Lua, a Casa é Sua!”, premiado no VII Vale Curtas, no CINE PE 2013 e no 36o Festival Guarnicê de Cinema (Melhor Filme Nacional e Melhor Direção). 

Contato: gigantescoima@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário